O que queima mais gordura, correr ou pedalar?

Você já deve ter perguntado isso e o seu intrutor da academia provavelmente disse: “Tanto faz o exercício, o que conta é a intensidade”. Não foi bem isso que os pesquisadores da Universidade de Birmingham, Inglaterra, descobriram com esse estudo de 2003.

No mesmo nível de intensidade, a corrida queima um pouco mais de gordura que a bicicleta.

Os pesquisadores analisaram 12 homens  treinados se exercitando em uma bicicleta ergométrica e uma esteira e mediram o quanto de banha eles queimaram em cada aparelho. A intensidade do exercício foi aumentada gradualmente.

A intensidade foi medida através do consumo de oxigênio. Funciona assim: Se você se exercita com intensidade em torno de 60% do seu VO2 Máx (medida da capacidade do corpo de utilizar oxigênio) certamente o exercício vai durar bastante, pois essa é uma medida moderada de intensidade. Nessa intensidade o corpo utiliza preferencialmente a gordura como fonte de energia para o exercício. É aquele tipo de corrida que dá pra conversar durante, numa boa. Se a intensidade for maior que essa, o corpo passa a consumir preferencialmente açúcares e proteínas como energia.

A figura abaixo mostra que, em intensidade semelhantes, a corrida queima mais gordura que a bike.

Quando os indivíduos pedalaram, a concentração de ÁCIDO LÁTICO (olha a gente ae!) subiu mais rápido do que quando eles correram. A segunda figura mostra a bicicleta e a terceira mostra a corrida.

A suspeita dos pesquisadores é que a corrida recruta mais fibras musculares do que a bicicleta, esse seria o motivo de queimar mais ngordura. Por outro lado, apesar de recrutar menos fibra, o ciclismo talvez seja mais exigente com as fibras musculares do que a corrida. Por isso quando você pedala, o corpo consome mais glicose e também libera mais ÁCIDO LÁTICO.

do editor: já que não se sabe bem porque isso acontece, eu também vou filosofar aqui. Talvez devessemos considerar que apesar das duas serem atividades cíclicas de longa duração, a corrida envolve impacto e a pedalada envolve tração. São duas formas bem distintas de exercício. E independente de ser com a mesma intensidade, pedalar se faz sentado e correr não, por isso correr merece queimar mais gordura (rs).

fonte: Metabolism. 2003 Jun; 52(6): 747-52. no ergo-log.com

About these ads

Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

One Response to O que queima mais gordura, correr ou pedalar?

  1. ademir disse:

    Gostei muito da sua mat. Estou tentando definir meu abdomem se puder me ajydar agradec.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 987 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: