Exercícios abdominais: Levantamento de pernas em suspensão

Devido à intensa procura por esse músculo escondido na maioria das pessoas, postaremos alguns dos melhores exercícios para o desenvolvimento dos músculos abdominais.

Levantamento de pernas em suspensão:

  • Segure-se em uma barra fixa alta suficiente para manter seus pés suspensos no ar (de preferência). A largura da pegada na barra não influencia o movimento, por isso uma pegada na mesma largura dos ombros ou um pouco mais aberta são as opções mais confortáveis.
  • Levante as pernas até formar um ângulo de 90º entre elas e o tronco. Nessa fase do movimento (fase positiva ou concêntrica) devemos expirar o ar para aliviar a pressão intratoráxica.
  • Abaixe as pernas lentamente até a posição inicial, inspirando o ar.

Sempre sorrindo!

Variações:

  • Levantar as pernas com os joelhos estendidos não é para qualquer um. Assim, para diminuir um pouco o nível de dificuldade do movimento podemos dobrar os joelhos.
  •  Dependendo do seu peso e preparo físico, o exercício surtirá pouco efeito pois os braços e mão se cansarão antes do abdômen. Para minimizar esse problema existem máquinas que apoiam as costas e os antebraços, ficando da mesma forma com os pés suspensos no ar.
  • Uma variação interessante (veja na figura abaixo) implica em levantar as pernas o máximo possível, buscando encostar os joelhos no tronco. Dessa forma conseguimos otimizar a contração muscular.
  • E quando isso tudo já estiver fácil de fazer, podemos acrescentar sobrecarga na forma de caneleiras ou um halter entre os pés

Não dá pra ver muito bem, mas ele está sorrindo!

Esse exercício trabalha intensamento a musculatura do abdômen, com ênfase especial no reto abdominal. Se conseguir fazer mais do que 20 repetições nas séries é aconselhável utilizar as estratégias descritas acima para aumentar a intensidade do exercício.

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Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

One Response to Exercícios abdominais: Levantamento de pernas em suspensão

  1. Carlos disse:

    pra que sorrir? isso é zoeira né vou ficar com cara de imbecil isso sim.

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