Ácido Lático

Como post inaugural, nada melhor que uma breve explicação sobre o próprio ácido lático.

A fadiga muscular tem sido muito estudada há décadas, sendo um dos principais temas da fisiologia do exercício. Pode-se definir fadiga muscular como a incapacidade de manutenção da intensidade de um determinado exercício, causando uma queda no desempenho. Existem vários mecanismos que influenciam a fadiga, diminuindo a velocidade da contração muscular e do reabastecimento de energia, sendo o ácido lático um dos mais famosos.

Na verdade, como em quase tudo na ciência, não há um consenso entre os pesquisadores a respeito do ácido lático. Recentemente alguns estudos laboratoriais tem inclusive sugerido que o ácido lático não influencia de forma alguma a fadiga. Entretanto uma idéia geralmente aceita é de que dependendo da intensidade do exercício, ele pode servir tanto para a ressíntese energética (aumentando a duração do exercício) quanto para o fim do exercício devido ao aumento da fadiga.

Durante o exercício de alta intensidade a degradação do glicogênio musuclar ou da glicose para a produção de energia gera, como um de seus subprodutos, o ácido lático. O aumento da acidose intramuscular devido a dissociação dos íons de hidrogênio na transformação do ácido lático em lactato, pode ser um dos principais causadores do desconforto e da dor durante o exercício.

Trata-se portanto de uma substância que está presente quando você se esforça, sendo de certa forma uma companheira de treino. Independente da sua função no organismo, o ácido lático está onde há esforço físico, superação e conquista.

Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: