Perder peso correndo de blusa no calor?

Essa é uma prática ainda utilizada por pessoas com o objetivo de perder peso. E dá certo mesmo. Acontece que perder peso não significa perder banha. Exercitar-se agasalhado em climas quentes cria mais calor, fazendo o corpo colocar em campo suas estratégias de regulação térmica, aumentando muito a transpiração.

Porém o excesso dessa prática pode provocar cãibras, náuseas e até confusão mental devido à intensa desidratação. A queima de calorias que faz aumentar a temperatura do corpo é interna, sendo ativada para suprir energia gasta na contração muscular. O calor tem que partir de dentro, como resultado do esforço. O calor de fora não conta para o gasto calórico e faz diminuir a intensidade de um treino que poderia ser realizado a todo gás (onde poderiam ser queimadas mais calorias).

Atletas de modalidades esportivas que possuem categorias por peso muitas vezes recorrem a essa técnica com o objetivo de “entrar no peso” da categoria que pretendem disputar.  Nesse caso, correr agasalhado dá resultado imediato e faz sentido. Isso geralmente é feito já em cima da hora e debilita o atleta que já deveria ter se preocupado com o peso muito antes, aproveitando para utilizar estratégias menos desgastantes fisicamente. Dependendo do tempo entre a pesagem e a competição, a recuperação completa torna-se impossível e pode influenciar no resultado da disputa.

Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: