Pergunta sobre creatina

O leitor Pedro Ladona está querendo virar um cavalo e faz a seguinte pergunta: “Há diferença entre a creatina para humanos e a creatina para animais (veterinária)? Vi que a creatina veterinária tem dextrose, mas não parece ser menos pura que a creatina humana.”

Esse é um assunto bem controverso. Minha opinião pessoal é que se há produtos para humanos e para animais, devemos ficar com o que foram feitos para nós.

Isso sim é HORSE POWER!!

Quando você lê no pote do produto “creatina monohidrato” por exemplo, é isso o que está lá dentro (ou pelo menos deveria). Não interessa se é para animais ou humanos, o produto é o mesmo, nem mais forte nem mais fraco. Acontece que os cavalos fazem saturação com 120 gramas e manutenção com 40, e nós usamos muito menos que isso. Os 2% de dextrose não influenciam, até dão uma ajuda na absorção. Algumas creatinas veterinárias também vem com minerais, como o cromo. Nesse caso só temos que ter o cuidado de ver qual é a concentração do produto e quais são as recomendações para humanos.

Há uma certa desconfiança sobre os cuidados de higiene e pureza dos produtos veterinários. Um cavalo, que está habituado a comer capim e coisas do chão certamente tem o organismo menos sensível a bactérias e outros microorganismos. Por outro lado, creatina é um suplemento que otimiza a performance atlética, o que quer dizer que é utilizada na high society dos equinos. Isso é para cavalos de competição, não é pra qualquer pangaré. E esses animais valem muito dinheiro. Portanto ficamos sem saber o que pensar a esse respeito.

Há inúmeros relatos de uso de creatina vet em fóruns de musculação espalhados pela internet. De todos que li, ninguém relatou nenhum tipo de problema com o uso. Esses produtos viraram uma alternativa barata à proibição da venda de creatina pela ANIVISA alguns anos atrás. Entretanto, se você não é um cavalo, deveria pensar bem se vai usar os suplementos deles.

Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: