Pergunta sobre aula de PUMP e o descanso pós-exercício

A leitora Priscila pergunta: sobre” treinar o mesmo músculo intensamente sem o descanso adequado não funciona”, esse teste do seu post tá parecido com o pump (que eu faço)….muita repetição, desgaste, dor e tals…e aí? esse exercicio é uma bosta pro músculo então?

Hummm, mais ou menos.. Na verdade o pump não tem tanta intensidade assim, porque com uma carga alta é impossível realizar centenas de repetições quase sem intervalo, como é feito nas aulas. Provavelmente após algumas aulas o aluno do pump ainda sinta cansaço, mas já estará adaptado a fazer a aula dia sim, dia não.

Não podemos confundir aula de pump com treino de musculação. A aula é bem mais limitada em intensidade e como não há grandes variações. As cargas usadas são quase sempre pequenas, e é impossível aumentar, pois a proposta da aula é realizar repetições que não acabam mais. Devido à falta de variação o corpo tende a se adaptar rápido.

O teste descrito pela pesquisa realiza séries até a falha total, onde o músculo fica incapaz de reproduzir o movimento de novo. No pump não há falha total, há fadiga, queimação, e canseira, e isso são coisas diferentes. É claro que um treino adequado de musculação é o que leva o músculo à falha total, porém poucas pessoas realmente conseguem motivação para fazer isso. A maioria dos praticantes de musculação cessa o movimento ao menor sinal de desconforto, não chegando nem perto da falha.

Na musculação algumas pessoas acham que se fizerem algo diferente do que está na ficha montada pelo professor o braço vai cair, vai dar câncer na hemorróida e pode acontecer outras desgraças horríveis. Isso não é verdade! Se levamos o músculo a um estímulo máximo, onde ele não consegue de jeito nenhum reproduzir de novo o movimento, aí sim estamos falando de um treino de musculação como realmente deve ser. Porém, como disse acima, isso é para poucos.

Ou seja: Musculação, quando bem feita é o melhor esporte que existe. Porém é muito difícil carregar toneladas dia após dia. O pump é uma estratégia boa para quem não curte ou não consegue se matar de erguer peso. É claro que não dá tão certo, mas é muito melhor que fazer 3×10 de rosca direta com pesinhos coloridos, com pouco ou nenhum estímulo.

Pump todo dia não é o ideal. Dia sim dia não é mais adequado. Ma devemos respeitar o que nosso corpo diz. Se você não se sente recuperada para mais uma aula em tão pouco tempo, faça 2x por semana em vez de 3.

Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

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