Os “experts” das dietas e os gordos que querem ser enganados

Dê uma olhada ao redor do mundo das dietas. Confuso não?

A motivação ajuda!

Um “expert” sugere que a dieta das proteínas é a melhor, outro sugere a do carboidrato e outro a da gordura. O que isso realmente significa para quem quer comer melhor? E vemos todos os dias o surgimento de novos “experts” dizendo que devemos comer de acordo com nosso tipo sanguíneo, nossos ancestrais e até conforme nosso perfil metabólico.

Dieta do neanderthal, do viking, da lua, dos pontos e sei lá mais o quê. Pergunto de novo, o que significa esse monte de coisas? Pra que é que isso serve afinal?

A ciência da nutrologia e nutrição (pra ninguém ficar triste) avança a olhos vistos. Nunca tivemos tanta informação boa a respeito dos alimentos e suas funções. E, ao mesmo tempo temos um aumento exponencial da obesidade e das doenças e difculdades que vem junto com ela.

É verdade que a informação não chega a todos. E mesmo que chegasse, a maioria provavelmente não a usaria em benefício próprio. Entretanto, acredito que a maioria das pessoas sabe basicamente que tudo que é demais faz mal! Pra quê sair bem alimentado da mesa, se eu posso sair rolando não é mesmo?

Toda a informação que necessitamos para alimentarmo-nos bem já existe há muitos anos. E as pessoas continuam procurando novas informações para resolver os mesmos problemas.

Então, se a informação básica e necessária já está toda disponível, qual é o motivo de tantas novas dietas? G R A N A ! O marketing há muito tempo evoluiu de “procurar necessidades e satisfazê-las” para o “criar necessidades”, que se mostrou claramente mais rentável. Enquanto os gordos quiserem ser enganados, sempre haverá quem os engane.

As pessoas colaboram com essa bobagem, pensando que tudo o que é novo é melhor que o velho. E na verdade, tantas dietas diferentes já foram lançadas no mercado que está cada vez mais difícil para os “experts” inventar novidades para chamar a atenção do público. E cada uma que aparece tem uma justificativa mais insana que a anterior. E o mais incrível disso tudo é que a maioria dessas dietas, se forem seguidas à risca fazem perder peso, porém quase nenhuma de forma saudável.

Para os viciados em dietas da moda só há uma coisa a dizer: Já está tudo inventado há muitos anos! Parem de procurar por mágicas que fazem emagrecer sem autocontrole. Ninguém cria nada revolucionário em planos alimentares faz tempo, e provavelmente nem vai. O alicerce está aí há tempos, o que falta é perseverança.

  • Faça refeições a cada 3 horas
  • Beba água em vez de qualquer outra coisa
  • Inclua vegetais nas refeições
  • Coma adequadas quantidades de proteínas, gorduras e caboidratos
  • Evite doces, molhos e frituras
  • Não saia rolando da mesa, coma para viver e não até arrebentar
  • Consulte um nutricionista e siga a orientação dele

Devemos ter em conta que na nossa sociedade livre, emagrecer e ter um corpo bonito é na maioria das vezes questão de opção. Cada vez que você come o pudim inteiro em vez de 1 pedaço, você está escolhendo ser gordo. A vida é feita de escolhas o tempo todo e não há milagres em nutrição. Exercite o seu autocontrole.

 

 

 

Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: