A história da proteína Whey

Complementando o post abaixo, copiei esse texto do site wheyprotein.com.br para que fique esclarecido que esse suplemento já existe há muito, mas muito tempo mesmo. Engana-se redondamente quem achava que Arnold, Ferrigno, Zane e todos os grandes heróis da era de ouro do bodybuilding não tomavam suplementos. Sim, eles tomavam, porém hoje os produtos apresentam um grau de pureza muito superior.

Podemos dizer que a história da proteína do soro do leite, ou simplesmente “Whey Protein” está emparelhada com a do queijo. Fato este devido ao Whey Protein ser um subproduto da produção do queijo. Mas hoje em dia, muito tempo após sua descoberta, os produtos com Whey Protein e sua incrível gama de benefícios a saúde, não se parecem nada com o Whey Protein original dos tempos antigos.

6.000 A.C.

O Whey Protein é inventado acidentalmente quando o primeiro leite de vaca ou cabra coagula naturalmente e vai formar a coalhada e o soro é separado naturalmente. A coalhada torna-se o mais rapidamente em queijo.

420 A.C.

O antigo médico grego Hipócrates (conhecido como o pai da medicina moderna) aplaude o Whey Protein com sua capacidade de melhorar a saúde.

1650 D.C.

Whey Protein líquido é consumido como um tônico da saúde na Itália, Inglaterra e em outros países.

1915

Engenheiros do meio laticínio criam uma forma de Whey Protein em pó que é mais facilmente digerida pelos humanos.

1930

O magnata da indústria de laticínios Robert Kraft comissionou investigações científicas sobre os benefícios do Whey Protein para a saúde. Investigadores na Universidade de Rutgers descobriram que o Whey Protein tem um alto conteúdo mineral e seria um tratamento eficaz para raquitismo e a tuberculose.

1960s

Os engenheiros desenvolvem uma membrana de filtração que remove partículas de lactose do Whey Protein. O resultado foi um Whey que é muito mais aceito para o corpo humano.

1980s

Um processo mais avançado de filtração, denominado microfiltração, é desenvolvido, produzindo soro isento de gordura a produtos com mais de 80% de proteínas.

1993

O primeiro Whey Protein instantâneo e com sabores é lançado. Torna-se bastante divulgado no meio esportivo.

1997

A Segunda Conferencia Internacional de Whey Protein é realizada e tem a presença de representantes de 24 países. Eles alcançan um consenso sobre os sete benefícios a saúde trazidos pelo consumo de Whey Protein, incluindo a atividade antioxidante, efeitos anti-tumorais e um benefício na supressão do apetite.

Em junho deste mesmo ano é lançado no mercado norte-americano o primeiro Whey Protein isolado disponível aos consumidores, utilizando a mais refinada tecnologia e matéria prima em sua produção. Chega ao mercado a sétima geração de Whey Protein, o Whey Protein isolado microfiltrado/ultrafiltrado 100% hidrolisado por reação enzimática de quimiotripsina-tripsina (RENNET). Permitindo com que o produto apresente elevados níveis de glicomacropeptídeos e imunoglobulinas.

Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

One Response to A história da proteína Whey

  1. Anônimo disse:

    OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO MEU CARO IRMÃO…OSSS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: