Limonada quente não aumenta a performance de atletas

Adoro fazer ginástica facial pela manhã!

A vida desses voluntários de pesquisas do esporte não é fácil. Pra quem vive no calor e pratica esportes de endurance bebidas geladas são a salvação. Entretanto alguns cientistas da Universidade de Loughborough, Inglaterra, não tinham muita certeza disso então pesquisaram 8 atletas moderadamente treinados mas não habituados ao calor. Iniciando a tortura dos atletas, durante os testes a temperatura externa era de apenas 4 graus positivos, enquanto dentro do laboratório era de 35º, com humidade do ar a 60%. Ou seja, os coitados já chegavam no laboratório em clima de sauna.

Os voluntários tinham que pedalar até a exaustão (que delícia), aumentando a velocidade a cada 3 minutos.  A cada 10 minutos eles tomavam uma limonada sem açúcar gelada (4º) ou quente (37º).

Os sujeitos conseguiram pedalar durante 63.8 minutos com a limonada gelada e 52 minutos tomando limonada quente, sem açúcar num calor do cão. Os gráficos abaixo mostram que o líquido gelado reduziu o aumento da temperatura do corpo, retardando a fadiga.

Os pesquisadores concluem que apesar da dificuldade do resfriamento de líquidos durante competições de longa distância, essa é uma prática interessante para o aumento da performance.

O cara que se voluntaria a pesquisas assim está sujeito a uma série de torturas disfarçadas de ciência. O inglês acorda de manhã, fazendo 4º celsius do lado de fora, vai para o laboratório a 35º pedalar o máximo que aguentar em velocidade crescente, e ainda por cima é obrigado a dar um gole bem servido numa limonada quente e sem açúcar a cada 10 minutos. Isso sim é amor pela ciência! Sem esses bravos heróis jamais teríamos a certeza de que limonada quente não ajuda a performance dos atletas em nada. Obrigado ingleses.

fonte: Med Sci Sports Exerc. 2008 Sep; 40(9): 1637-44. adaptado e traduzido do ergo-log.com

Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: