Agachamento – Mito e Verdade

Talvez o exercício mais polêmico quando pensamos em treinamento de força (musculação) seja o agachamento.

Embora exista uma vasta literatura científica sobre o assunto, refutando o mito gerado em torno do agachamento, grande parte dos médicos condenam este exercício, normalmente sob o falso argumento de que eles são “lesivos” para o aparelho locomotor, em particular para os joelhos.

A National Strength and Conditioning Association, entidade reconhecida mundialmente, como uma autoridade na disseminação de conhecimentos científicos a cerca do treinamento de força e condicionamento declara que:

“Alguns relatos de altas taxas de incidência de lesão são baseadas em amostras contendo grande viés experimental. Outros relatos tem atribuido a ocorrência de lesões a prática de exercícios com pesos, incluindo o agachamento, o que pode ter sido causado, na verdade, por outros fatores. Lesões atribuídas ao agachamento podem ter sido resultado, não do exercício em si, mas de uma técnica inadequada, alterações estruturais pré-existentes, prática de outras atividades físicas, fadiga ou excesso de treinamento.”

O agachamento, quando executado de maneira correta, e com a supervisão apropriada de um profissional de educação física são, não apenas seguros, mas agentes preventores de lesões na articulação do joelho. Estudos recentes mostram que o agachamento melhora a estabilidade do joelho, se executado de maneira adequada.

fonte: Prof. Hamilton Roschel do blog treinamento físico

do editor: Realmente esse exercício sofre com o preconceito de gente que não sabe o bem que ele faz. É sem dúvida um dos principais (se não o principal) exercícios da musculação e faz mal sim, para quem já tem alguma lesão no joelho ou para quem não sabe executar de forma adequada.

Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

2 Responses to Agachamento – Mito e Verdade

  1. Anônimo says:

    Quanto tenpo dura para emgrossar as parna§

Deixe um comentário