É melhor treinar de manhã ou à tarde?

É melhor treinar na hora que der, claro. Porém se você tem a vida mansa  e pode escolher entre um e outro, o que seria melhor?

Vários estudos apontam que o treino no final da tarde é mais intenso que o treino matinal. O corpo humano tem maior facilidade em se exercitar no período após às 17h, e por isso o treino rende mais. Alguns cientistas argumentam que o maior rendimento se dá porque o corpo está mais alimentado e aquecido no fim da tarde do que de manhã.

O corpo também parece queimar mais gordura no treino do final da tarde, quando comparado com o treino de manhã. Uma explicação para isso seria de que o metabolismo do corpo já se encontra em processo de desaceleração no final da tarde. Se acrescentarmos um treino intenso nesse momento voltamos a acelerá-lo, fazendo o corpo consumir mais energia num momento em que ele já estava encerrando o expediente.

Claro que isso é avaliado em ambientes de pesquisa, onde não precisamos revezar a aparelhos com mais uma multidão. Na vida real, mais do que treinar à tarde, o melhor mesmo seria treinar em algum momento do dia em que não precisássemos esperar muito tempo entre uma série e outra, realizando o treino todo em pouco tempo mantendo a intensidade elevada.

Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: