A polêmica envolvendo o Resveratrol

O Resveratrol é uma substância antioxidante encontrada na uva e no vinho que tem sido apontada como a fonte da juventude cardíaca por pesquisadores. Na verdade, parece que as coisas não são bem assim.

Dipak K. Das é o principal pesquisador da substância e está sendo acusado pela falsificação de mais de 100 trabalhos científicos envolvendo o Resveratrol. Ele acumula cargos em importantes revistas científicas como a Antioxidants & Redox Signaling, onde é um dos editores-chefe e o  Journal of Agriculture and Food Chemistry. As implicações dessas informações forjadas refletem no setor de produtos nutricionais e farmacêuticos, como o caso da empresa GlaxoSmithKline que comprou por US$ 720 milhões a Sirtris, uma empresa que trabalhou no composto em 2008 , mas depois parou de trabalhar em uma versão de uma droga que imita a atividade do Resveratrol por causa de resultados decepcionantes. Das inclusive ganhou um prêmio da  International Association of Cardiologists, ano passado.

Alguns cientistas minimizam o problema, afirmando que há muitos pesquisadores diferentes e independentes trabalhando para desvendar a substância. Porém, como é sabido, a ciência demora muito para entrar em consenso e, enquanto isso nós pobres mortais vamos sendo enganados por gananciosos que propagaram ao mundo terem encontrado “a nova aspirina”.

Vou frisar que ninguém aqui disse que o Resveratrol, o vinho tinto ou a própria uva não tenham propriedades antioxidantes e protetotas do coração. Porém a maior autoridade na área foi desmascarada e isso põe em causa anos de pesquisa.

Das afirma ser alvo de uma conspiração contra ele, e que 30 dos seus trabalhos já foram citados mais de 100 vezes em estudos diversos.

Quem está habituado a ler artigos científicos, independente do tema, sabe que infelizmente a ciência também tem disso, ninguém quer remar contra a maré.

Fonte: healthnews.com

Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: