Suplementos para emagrecer adiantam muito pouco, diz estudo.

A professora Melinda Manore da Oregon State University (EUA) revisou centenas de estudos sobre suplementos para emagrecer e não encontrou resultados significativos em nenhum deles. Os que deram mais resultados foram testados em conjunto com dietas de baixa caloria, o que dificulta (ou até invalida) os efeitos dos suplementos.

A revisão conclui que para a maioria das pessoas, apenas o suplemento não trará o efeito desejado. É preciso conjugar o suplkemento com a dieta e o exercício.

Foram estudados 4 categorias de produtos: os aceleradores de metabolismo (ephedra, cafeína, etc), bloqueadores de absorção de gorduras e carboidratos (chitosan), ácido linoleico conjugado (CLA) e supressores de apetite (fibras). A maioria dos estudos não identificou mais do que 1 kg de perda com o uso dos suplementos. A pesquisadora afirma inclusive que não existe nenhum suplemento que faça perder gordura e aumentar ou preservar a massa magra. Isso só é possível através do exercício.

Além do pouco benefício, Manore cita vários efeitos colaterais de alguns desses produtos. Os efeitos vão de gases até problemas cardíacos derivados dos aceleradores de metabolismo.

O estudo dá algumas dicas sobre como perder peso de verdade:

  • Não saia de casa de manhã sem um plano alimentar para o seu dia. Comer espontâneamente na rua certamente te deixará com poucas opções saudáveis.
  • Se você tem mesmo que comer fora, inicie com uma grande salada.
  • Se você tem um trabalho passivo fisicamente, encontre uma maneira de se mexer o máximo possível no trabalho.
  • Coloque fibras e vegetais em todas as refeições possíveis.
  • Coma as frutas inteiras em vez do suco.
  • Elimine alimentos processados.

Fonte: Melinda M. Manore. Dietary Supplements for Improving Body Composition and Reducing Body Weight: Where is the evidence? International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, 2012

Comentário: Particularmente sou a favor de tudo o que nos ajude a ficar no formato que desejamos. Apesar de algumas pessoas gostarem de ser enganadas, as que tem bom senso sabem que não há milagres.

Existe sim um grande benefício nesses produtos, desde que eles sejam “ajudantes” de uma boa dieta e exercícios. Tomar só o produto não resolve.

Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: