Quantas refeições devemos fazer diariamente para perder gordura?

Deixe de ser CAVALO!

Esse post é especialmente dedicado a todos os profissionais que usam aquela viseira de cavalo e só enxergam uma única direção.

É vastamente aceito que fazer refeições a cada 2 ou 3 horas é fundamental para mantermos o nosso metabolismo sempre em atividade, auxiliando na perda da gordura corporal. Essa prática é muito difundida e tem a grande vantagem de não deixar ninguém com fome.

A mesma técnica é largamente utilizada por bodybuilders ao redor do mundo, visando tanto a perda de banha, quanto o aumento da massa muscular. O que vai mudar nesse caso é basicamente a quantidade dos nutrientes, acrescentando ou reduzindo carbos e proteínas. E isso tem dado certo há muitos anos.

Porém, será esse o único caminho? Vou ter que passar metade do meu dia no fogão e a outra metade mastigando?

Um estudo publicado em 2010 no British Journal of Nutrition analisou 16 obesos que realizaram 2 dietas distintas. Um grupo comeu 6x por dia, enquanto o outro comeu apenas 3x. Os dois grupos somaram o mesmo tanto de calorias por dia.

Os grupos perderam cerca de 4,7% de peso corporal ao fim das 8 semanas. Não houve diferenças significativas na perda de gordura, massa muscular nem de IMC (lógico).

Isso é só pra ilustrar como as pessoas ficam cegas a respeito do nosso próprio corpo. Um tempo atrás publiquei um artigo sobre a quantidade de proteínas que o corpo pode absorver em uma refeição. É um dos artigos mais lidos do blog e desmistifica a ideia ridícula de que só absorvemos um x de proteínas por vez.

Não se prenda a conceitos engessados. O que funciona pra um, pode não funcionar para outro. O cotidiano das pessoas deve ser considerado, ou você pode parar no meio de uma reunião importante para tomar um shake de proteína? Tomara que sim, mas se não puder, não se desespere. Existem outros caminhos. O corpo humano não é uma ciência exata.

Free your mind.

Referência: Br J Nutr. 2010 Apr;103(8):1098-101.

Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

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