Perdeu peso mas não consegue manter?

Esse é o problema de muita gente. Depois de perder sofridamente alguns kilos, eles encontram novamente o lugar de origem de uma forma tão rápida que até desanima. É normal que, após um período de restrição calórica, a pessoa que perdeu algum peso queira dar uma oportunidade ao paladar. E como fazer isso sem estragar todo o árduo trabalho feito para perder peso?

Uma pesquisa pioneira e muito recente analisou 3 tipos de dietas contendo as mesmas quantidades de calorias e descobriu o que muita gente já sabia: AS CALORIAS NÃO SÃO TODAS IGUAIS!

Os cientistas avaliaram 3 dietas básicas: uma com pouco carboidrato (20%) e muita gordura (60%), uma com muito carboidrato e pouca gordura (60% e 20%) e uma intermediária. As quantidades de proteína foram semelhantes, 20% nas dietas extremas e 30% na intermediária.

Depois de perderem 10% de seu peso total, os voluntários seguiram 3 dietas diferentes para a manutenção do peso. Eles foram analisados e aconteceu o seguinte:  A dieta com menos carbo e mais gordura foi a que mais deixou o metabolismo mais ativo (gastando mais calorias em repouso). No total de calorias gasta por dia a diferença entre a dieta com muitos carboidratos (alto índice glicêmico) e a com muita gordura (baixo IG) foi de MAIS DE 300 calorias por dia!

Trezentas calorias equivalem a uma hora de exercício moderado. Isso sem mudar a quantidade de calorias ingeridas, apenas mudando os alimentos.

Comentário: Cada vez mais a ciência tem demonstrado o poder das gorduras e proteínas na perda de peso. Durante muito tempo a gordura foi a principal vilâ, posto hoje ocupado pelos carboidratos de alto índice glicêmico (doces, sucos, refris e etc). Melhor comer uma picanha inteira do que uma barra de chocolate.

Fonte: Cara B. Ebbeling et al. Effects of Dietary Composition on Energy Expenditure During Weight-Loss Maintenance. JAMA, June 27, 2012

Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: