Dá pra ganhar massa e perder gordura ao mesmo tempo?

Humm, agora complicou. Depende..

Os iniciantes tem maior facilidade para alcançar essa mágica, pois o corpo ainda não está habituado ao treinamento e as modificações metabólicas são mais intensas do que em pessoas acostumadas a treinar. Ou seja, se você já treina há muito tempo o melhor a fazer é o tradicional: passar um período ganhando massa (e logicamente alguma gordura) e em seguida tentar perder a gordura acumulada e preservar a massa.

No início da vida na academia, qualquer treino faz magia no nosso corpo. Eu me lembro bem dessa época e dou risada de mim mesmo. Pensava que se continuasse desenvolvendo tanto, em 6 ou 8 meses já seria o cara mais forte da academia kkk. Obviamente não foi isso que aconteceu.

Tradicionalmente utiliza-se um período de off-season onde a pessoa tenta ganhar o máximo de músculos possível, e junto sempre acaba ganhando alguma banha, não dá pra evitar. Para aumentar a massa, é necessário consumir muitas calorias, excedendo um pouco a demanda diária. Isso não quer dizer que a pessoa pode sair por aí comendo como um animal. Quanto mais gordura for acumulada nessa fase, mais difícil será para perder.

Na fase de pré-contest a preocupação é perder gordura e manter o máximo da massa muscular possível. Da mesma forma que ao aumentar a massa ganhamos gordura, na hora de perder a banha perdemos um pouco de massa também.

Muita gente quer aumentar a massa mas fica horrorizado sé de pensar em ficar mais rechonchudo. Infelizmente para quem já treina há muito tempo, uma coisa não acontece sem a outra.

 

 

Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

2 Responses to Dá pra ganhar massa e perder gordura ao mesmo tempo?

  1. Michele Trindade disse:

    Por isso, caso queira aumentar massa muscular sem o acréscimo exacerbado de gordura ou reduzir gordura corporal com a manutenção da massa muscular, além do profissional de Educação Física, procure um Nutricionista!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: