Terapia de reposição hormonal masculina: Clomid X Testosterona

A idade pesa em todos os sentidos do corpo humano. Com o passar do tempo, os níveis de testosterona nos homens cai, levando junto a libido, massa muscular e outras coisas importantes para a masculinidade.

As terapias de reposição hormonal devolvem ao homem o que a natureza parou de produzir: testosterona! Porém, o uso exógeno de testosterona pode ser desconfortável (injeções intramusculares) e causar algum efeito colateral com o passar dos anos. Alguns homens relatam a ginecomastia (crescimento de glândulas mamárias), hipersensibilidade nos mamilos e aumento do colesterol, após anos tomando bomba para repor os hormônios perdidos. É claro que apenas uma pequena porcentagem dos homens que fazem esse tipo de tratamento apresentam esses efeitos, mas para os poucos que sofrem parece haver uma solução interessante: o Citrato de Clomifeno.

Um estudo de 2012 publicado no International Braz J Urol em 2012 por pesquisadores do Centro de Andrologia e Urologia da Universidade de Porto Alegre utilizou o medicamento Clomid (25 mg por dia) em voluntários que tinham níveis mínimos de testosterona. Eles conseguiram dobrar os valores em alguns meses!

O Clomid é um remédio anti-estrogênio que diz ao cérebro que há pouco hormônio masculino no corpo. Dessa forma o corpo passa a produzir mais testosterona. O remédio não provoca os efeitos colaterais da testosterona, é via oral e até melhorou o colesterol dos voluntários pesquisados.

O artigo completo pode ser lido em PDF aqui!

Anúncios

Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: