Terapia de reposição hormonal masculina: Clomid X Testosterona

A idade pesa em todos os sentidos do corpo humano. Com o passar do tempo, os níveis de testosterona nos homens cai, levando junto a libido, massa muscular e outras coisas importantes para a masculinidade.

As terapias de reposição hormonal devolvem ao homem o que a natureza parou de produzir: testosterona! Porém, o uso exógeno de testosterona pode ser desconfortável (injeções intramusculares) e causar algum efeito colateral com o passar dos anos. Alguns homens relatam a ginecomastia (crescimento de glândulas mamárias), hipersensibilidade nos mamilos e aumento do colesterol, após anos tomando bomba para repor os hormônios perdidos. É claro que apenas uma pequena porcentagem dos homens que fazem esse tipo de tratamento apresentam esses efeitos, mas para os poucos que sofrem parece haver uma solução interessante: o Citrato de Clomifeno.

Um estudo de 2012 publicado no International Braz J Urol em 2012 por pesquisadores do Centro de Andrologia e Urologia da Universidade de Porto Alegre utilizou o medicamento Clomid (25 mg por dia) em voluntários que tinham níveis mínimos de testosterona. Eles conseguiram dobrar os valores em alguns meses!

O Clomid é um remédio anti-estrogênio que diz ao cérebro que há pouco hormônio masculino no corpo. Dessa forma o corpo passa a produzir mais testosterona. O remédio não provoca os efeitos colaterais da testosterona, é via oral e até melhorou o colesterol dos voluntários pesquisados.

O artigo completo pode ser lido em PDF aqui!

Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: