O que é melhor para perder gordura? Aeróbio, musculação ou uma combinação dos 2?

Esse post é especial para os advogados da perda de gordura. A maioria defende o exercício aeróbio como única e indiscutível forma de queimar banha. Esse mito tem caído gradativamente através de estudos científicos, como os do HIIT (treino intervalado de alta intensidade) e os do efeito EPOC. Se você ainda está no século passado e acha que correr é o melhor pra perder gordura, clique nos links e se atualize. As pesquisas recentes apontam para vários lados e nenhum deles é exclusivamente atividade aeróbia.

Uma pesquisa recente feita na Austrália comparou 3 tipos de atividades. Voluntários sedentários treinaram meia hora, 5x por semana durante 12 semanas. Um grupo fez só atividade aeróbia (esteira), outro fez só atividade resistida (musculação), outro fez 15 minutos de cada (esteira e musculação) e o famoso grupo controle não fez nada. Como todos os grupo eram formados por pessoas inativas, os exercícios foram feitos em baixa intensidade.

O grupo que fez as duas atividades perdeu o dobro de gordura do grupo aeróbio e o triplo do que só fez musculação. Veja o quadro:

Da esquerda pra direita: Controle - aeróbio - musculação - combinação

Da esquerda pra direita: Controle – aeróbio – musculação – combinação

A captação de oxigênio também melhorou mais no grupo que fez as duas atividades. Esse é um importante  indicador de saúde cardiovascular. O estudo conclui que para perder peso, gordura e melhorar a saúde, o mais indicado é uma combinação de musculação  e atividades aeróbicas.

Leia o artigo completo aqui.

Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: