Agachamento livre ou com apoio de um banco? O que dizem os eletrodos??

O sempre polêmico agachamento é realizado de diversas maneiras por pessoas do mundo todo. Uma das formas mais comuns é a utilização de um banco ou apoio servindo de barreira na fase de descida durante o movimento. Essa técnica é interessante por trazer mais segurança para pessoas idosas ou que não estão muito familiarizadas com o exercício e tem sido muito utilizada no treino funcional, por powerlifters e quase todo mundo que faz agachamento. Além desse benefício, alguns treinadores pregam que quando a pessoa se encosta no banco, a contração muscular necessária para subir será maior do que se a pessoa não tivesse interrompido o movimento. E aí? Te convenceu?

Um estudo publicado em 2010 não encontrou mudanças significativas na contração muscular durante os dois tipos de movimentos, através de eletromiografia. Ou seja, utilizar o banco não faz diferença nenhuma.

Atletas que se utilizam dessa técnica devem analisar muito bem os movimentos específicos do seu esporte, porque o tradicional ciclo muscular alongamento-encurtamento é utilizado por todos que tem que saltar, por exemplo, e a técnica do banco interrompe esse ciclo no meio.

Referência:

McBride, JM, Skinner, JW, Schafer, PC, Haines, TL, and Kirby, TJ. Comparison of kinetic variables and muscle activity during a squat vs. a box squat. J Strength Cond Res 24(12): 3195-3199, 2010

 

Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

2 Responses to Agachamento livre ou com apoio de um banco? O que dizem os eletrodos??

  1. vInny disse:

    E os agachamentos que tem o apoio sobre os ombros?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: