Pergunta sobre alongamento antes do treino

O Maurício perguntou:

1813Eu treino a 2 anos e sempre faço alongamento completo antes do treino. Mesmo percebendo que a necessidade diminuiu, eu mantenho o alongamento antes e depois por ter hiperflexibilidade, o que eu percebi que melhorou com a combinação musculação e alongamento. Na sua opinião este alongamento antes do treino tem mais a me ajudar ou atrapalhar?

Oi Maurício. Não entendi muito bem se o objetivo é diminuir a flexibilidade ou aumentar ou outra coisa. O que posso dizer é que o alongamento antes do treino ajuda no aquecimento sim, mas diminui a força máxima alcançada pelo músculo. A parte boa é que a capacidade contrátil volta em apenas alguns minutos. Portanto, nas primeiras séries do treino talvez ocorra uma redução da força máxima que poderia ser alcançada, mas logo esse efeito passa e a força volta ao normal.

O alongamento após o treino facilita a hipertrofia e relaxa a musculatura trabalhada. Nesse período ele deve ser feito com mais cuidado, pois o músculo está aquecido e bastante desgastado e puxar demais facilita o rompimento das fibras, algo que não nos interessa. Espero ter esclarecido alguma coisa.

Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: