Reforço nas articulações

Bom dia Leandro…

Alem dos suplementos, o que posso tomar para melhorar meu desempenho muscular, tanto durante e depois das corridas (FADIGAS). E o que você pode sugerir para reforçar os ossos e articulações da perna, inclusive tornozelos?

Parabéns pelo blog e sucesso sempre..

OC100_2008-787562R: Ewerton, exercícios com mais de 1h de duração se beneficiam de bebidas isotônicas (carboidratos e sais minerais) do tipo Gatorade e similares. Existem no mercado carboidratos em gel e outras opções nesse sentido. É interessante dizer que quem faz musculação e toma os famosos intra-treinos (suplementação durante o treino) tem um benefício mais psicológico do que fisiológico, pois a curta duração da atividade (mesmo muito intensa) não esgota nossas reservas de glicogênio. Não  sou contra, mas prefiro investir em outros produtos mais úteis.

Quem corre já tem automaticamente uma maior mineralização óssea, promovida pelo impacto, sendo desnesessária qualquer outro tipo de manobra para este fim. Por outro lado, o fortalecimento das articulações pode ser trabalhado nos exercícios básicos de musculação. Existem algumas pesquisas que relacionam um aumento do sprint com o exercício agachamento, por exemplo. Uma das vantagens de realizar alguma preparação na musculação é que há uma variação maior de ângulos e movimentos. Isso permite corrigir algumas possíveis assimetrias de força e melhora a força de tendões e ligamentos. Exercícios de alongamento também são fundamentais nesse processo.

Agora, a fadiga… Talvez alguns aminoácidos como os BCAA e glutamina possam ajudar nisso, mas sinceramente se você corre horas seguidas vai morrer de cansado mesmo, não tem jeito.

Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

4 Responses to Reforço nas articulações

  1. Muito obrigado pelas dicas…
    Um abração

  2. valdir guedes disse:

    “mas sinceramente se você corre horas seguidas vai morrer de cansado mesmo, não tem jeito.” Li toda a resposta, achei bastante apropriada, porém, essa frase final resume perfeitamente bém o efeito da corrida prolongada. Isotônicos, algum produto “retardador da fadiga” pode ter algum efeito, mais com eles ou sem eles o resultado final é o cansaço, e acredito que este só pode ser amenizado com treinos adequados e corridas compatíveis com nossa condição física atual. Obrigado professor pelas excelente publicações. ( Valdir Guedes – Prof.. Licenciado de Ed. Física e Corredor)

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