Netinho bombado

Alguns comentários maldosos sobre o problema de saúde do cantor (de um só sucesso) estão circulando nos fóruns de musculação:

“Se o Netinho toma bomba, porque é tão frango?”

“O caso do Netinho só mostra como os médicos não sabem nada sobre anabolizantes, o cara foi hospitalizado e pior, MAGRO!”

 

Anúncios

Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

8 Responses to Netinho bombado

  1. Gustavo says:

    esse caso Netinho é muito interessante, pois após ler várias reportagens a respeito pude perceber que houve, na minha humilde opinião, erro médico decorrente de preconceito. Explico:
    ao usar esteroides (ou outros medicamento como aspirina por exemplo), o corpo aumenta sua vascularização e aumenta o tempo de coagulação do sangue, o que seria motivo suficiente para se repensar a realização de uma biopsia (o exame que realmente piorou o estado de saude do Netinho), que é a retirada de um pedaço do orgão para análise e que é bastante invasivo e causa sangramento. Ao tentarem realizar essa biopsia no fígado do Netinho, sem saber que ele fazia uso de substancias que causavam vasodilatação e coagulação retardada fizeram merda. Mas por que não sabiam dessas substancias? O preconceito impediu que qualquer pessoa “queimasse” o cantor dizendo que ele as usava, afinal de contas só “fracassados” usam (ou pior, ele tomou aspirina para aliviar a dor e pronto). Por fim vem o fato de o fígado ter sido invadido por bacterias do intestino durante a hemorragia causada pelo exame. Mas me pergunto como as bactérias sairam do intestino e foram pro fígado? Imagino que durante a biopsia do fígado, devido a hemorragia, os médico avançaram demais e perfuraram bem pouco o intestino, só o suficiente pra as tais bactérias intestinais irem pro fígado. E para terminar li que ele sentiu dores na coxa e que o problema era um rompimento do músculo ilíaco, e que descobriram alterações no fígado por acaso (paracetamol é uma substancia extremamente tóxica para o fígado e muito comum em analgésicos e relaxantes musculares, que por sua vez são muito usados quando sentimos dor nos músculos…).
    Conclusão culpam os esteróides, que não são 100% seguros, de tudo, pois assim tiram da reta o próprio C…
    P.S. uma ruptura muscular pode ser causada pelo excesso de treino sem o devido descanso, sem necessáriamente se usar esteróides. Varias substancias vendidos sem prescrição médico são muito mais hepatotóxicas que esteróides. Cuidado com a mídia.

    fonte da notícia:

    http://g1.globo.com/bahia/musica/noticia/2013/05/anabolizantes-podem-ter-complicado-saude-de-netinho-diz-medico.html

    • Leandro Osti says:

      Mazzi, meu brother.. acho que vc colocou a coisa sob outro ângulo e é importante que toda a irmandade do ferro saiba interpretar o sensacionalismo que a midia sempre faz (e continuará fazendo) em cima dos anabolizantes. Obrigado, um abraço!

      • Anônimo says:

        Mestre Leandro… de boa… sem julgar… eu li uma vez q a oximetolona (o famoso hemogenin) diminui muito as plaquetas… ouvi dizer ateh q quem usa pode ter problemas com hemorragias em caso de acidentes, pq o sangue naum coaluga de jeito nenhum… jah ouviu coisa do tipo?? qdo vi a reportagem, liguei rapidamente os fatos… essa informação sobre a oximetolona confere neh?

      • Leandro Osti says:

        O hemogenin, assim como outros esteróides interferem no complexo processo de coagulação sanguínea, porém não é o único medicamento a fazer isso.

  2. Fabio says:

    Gustavo,
    Sou médico e ao ler seu comentário não pude deixar de dar minha opinião.
    Você disse várias coisas da sua cabeça que não condizem nem um pouco com a realidade da medicina. Coisas que você julga ser verdade ou tenta arrumar explicações para acontecimentos sem saber como elas funcionam.
    Se a mídia foi sensacionalista ao colocar somente os anabolizantes como a causa de todo o mal que o Netinho está passando, você foi muito primário em considerar isso um erro médico e só.
    Tem tanto erro no que você escreveu que dá até preguiça comentar todos aqui…

    • Gustavo says:

      Fábio desculpe mas os efeitos dos esteróides que coloquei em meu comentário tenho referências bibliográficas se for do seu interesse, não são coisas que eu acho. O que realmente foi minha opinião foi que o médico ao não saber que tipo de substâncias o paciente faz uso tem suas decisões prejudicadas, isso eu já ouvi de médicos amigos meus, se estiver errado peço desculpas. Esse é um blog onde podemos discutir sem brigar, simplesmente não sei onde lhe ofendi e nunca foi minha intenção desvalorizar a sua profissão, que considero uma das mais importantes. Se puder dizer onde você considera que inventei poderiamos nos entender e eu poderia me desculpar com os leitores escrevendo uma errata. Isso me ajudaria a aprender e agradeceria muito.

  3. Fabio says:

    Vamos lá então Gustavo,
    Aspirina e a anti coagulação causada por anabolizantes não contraindica biópsia hepática. Segundo, bactérias passam do intestino para a cavidade por translocação e não necessariamente por perfuração. Terceiro, anabolizantes aumentam a vascularização do terrritório muscular e não hepático. Quarto, paracetamol causa hepatite e não nódulo hepático.
    Enfim… Milhares de biópsias hepáticas são feitas por dia no mundo. Algumas complicam, como qualquer procedimento invasivo. No caso dele complicou com um homem jovem usando anabolizantes, o que causou essa repercussão exagerada da mídia.
    Agora, ficar indagando erro médico num caso sem saber o que realmente aconteceu é muita leviandade.

    • Gustavo says:

      Primeiramente muito obrigado pela atenção. Realmente o que me foi passado por alguns médicos que me explicaram o caso foi que ao se fazer uso de qualquer medicamento que aumente a vascularização e/ou o tempo de coagulação do sangue qualquer método invasivo deveria ser evitado, percebo pela sua resposta que não é bem assim e peço desculpas. Depois de ler sua primeira resposta procurei mais informações ainda sobre o fato de bactérias intestinais no fígado e realmente perfuração não é a única via, como o Dr disse, porém fiquei confuso com o fato de que essas bactérias deveriam passar por uma barreira na parede do intestino, que até pouco tempo (segundo um artigo que li, se quiser posto a referencia) acreditava-se intrasponível, mas que mesmo assim essas bactérias vão pro sangue e são destruidas facilmente pelo fígado, salvo em caso de algumas enfermidades, que imagino ser o caso do Netinho. Mais uma vez peço desculpas, deveria ter pesquisado mais antes de escrever. Já em relação aos esteróides tenho artigos que dizem que o mesmo não aumenta somente a vascularização do tecido muscular, mas do corpo como um todo, e que ele diminui significativamente o tempo de coagulação do sangue (efeitos esses maiores ou menores sempre dependendo do esteróide em causa). Em nenhuma das reportagens que li dizia nódulo Hepático e sim mancha no fígado ou danos hepáticos, por isso citei paracetamol que é uma substancia hepatotóxica de facil acesso a todos. E por último nunca quis dizer que foi erro médico e sim que o fato das pessoas terem preconceito com certas coisas as fazem esconder informações que muitas vezes levam os médicos a cometerem “erros” simplesmente por não saberem o histórico do paciente, e isso é fato, conheço histórias de interações medicamentosas letais.
      Mais uma vez agradeço sua atenção em abrir meus olhos em relação a não me deixar levar pela emoção, a mídia me tira do sério quando conta tudo pela metade, mas pelo visto acabo de fazer a mesma coisa. Mil desculpas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: