Qual é o melhor treino para mim?

Diferentes objetivos, diferentes treinos, diferentes dietas.

Diferentes objetivos, diferentes treinos, diferentes dietas.

E agora? Como saber qual é o melhor treino? A melhor dieta? Não é assim tão simples, mas vamos ajudá-lo!

Certa vez estava fazendo um curso de fotografia, foi perguntado ao professor qual era a melhor máquina fotográfica. E a sábia resposta foi: “A melhor sem sombra de dúvida é aquela que você sabe manusear melhor.”

Acredito que esse conselho vale para várias coisas relacionadas ao nosso treino e dieta. Se você sente dores fazendo supino inclinado, talvez o melhor para você seja o voador, por exemplo. Na dieta é igual, se não gosta de tomar whey de chocolate, o melhor talvez seja o de morango. Captou o espírito da coisa?

É claro que isso não vale para atletas competitivos. Atleta não tem gosto nem dores, tem que treinar e seguir a dieta e mais nada. Mas nós mortais, podemos variar as opções sem que isso nos atrapalhe muito.

Chega de enrolação:

Para determinar qual é o melhor treino, temos que analisar bem o objetivo. Por exemplo:

Quero correr mais rápido: Um programa de treinamento de corrida será obviamente o mais indicado. Se você está acima do peso, uma dieta vai te ajudar a eliminar o excesso. Menos peso, mais velocidade.

Perder peso: A dieta é o fator mais importante da perda de peso, sem dúvida. Algumas pessoas conseguem emagrecer apenas fazendo exercício e sem mudar a alimentação. Fico feliz por elas, mas isso não é a realidade da maioria.

Melhorar o aspecto: Encarar um duro treino de musculação é uma boa opção. As mudanças promovidas nessa atividade são grandes e rápidas (desde que haja dedicação).

Aí você fala assim: “Eu quero emagrecer um pouco, ganhar alguns músculos e melhorar a performance na corrida.”

Se você é iniciante, provavelmente vai conseguir melhorar isso tudo  junto. Porém, se você já anda nessa vida há algum tempo, não vai dar certo.

Esclarecendo melhor:

Se você quer ganhar músculos, sua dieta tem que fornecer calorias suficientes para isso. Se quer emagrecer, o balanço calórico muda para o lado negativo. Se está interessado em correr mais, saiba que não ganhará muitos músculos.

Um caso bem comum é o dos lutadores bodybuilders. O cara quer fazer muay thai e quer ser enorme ao mesmo tempo. Não vai dar certo!

Ok, ok, eu já sei o que eu quero, e agora?

Escolha um plano de treino entre os milhares que existem divulgados na internet e SIGA-O!! Praticamente qualquer sistema de treinamento funciona, desde que seja feito de forma séria e consistente. Alguns funcionam melhor que outros, mas isso você só saberá fazendo!

Após um tempo pré-determinado (por você mesmo), pergunte a si mesmo:

Estou mais feliz? Estou me sentindo melhor? Estou mais bonito(a)?

Se a resposta for sim, ÓTIMO! Se a resposta for não, reflita sobre os seguintes tópicos:

Estou fazendo as coisas como devem ser feitas ou estou trapaceando? É possível fazer algum ajuste no treino? Estou tentando alcançar 50 objetivos diferentes ao mesmo tempo?

Se após um mês e meio ou dois, você não tiver melhorado em NADA (duvido muito), mude o treino e comece de novo. Agora com mais dedicação e com alguma experiência do que não funciona para você baseado no treino anterior.

É simples mas dá trabalho. Isso é algo que ninguém pode fazer por você, MEXA-SE!!!

Anúncios

Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

One Response to Qual é o melhor treino para mim?

  1. Show de bola…
    Estou chegando no meu primeiro mês e percebo que já melhorei, condicionalmente e fisicamente em tudo, estou muito feliz comigo mesmo. Temos que nos mexer mesmo!
    Valeu Brother

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: