Ganhe massa no inverno

musculação invernoEm alguns lugares do Brasil, o inverno é frio. Geralmente não dá pra ficar saindo sem camisa na rua (a não ser que você seja um MALA). Nessa estação todos ficam mais elegantes por fora, pois as roupas de inverno são sempre mais bonitas. E debaixo da roupa, como fica?

O inverno é a estação ideal para aumentar a massa muscular:

  • Os treinos são menos desgastantes: Se você treina em uma academia sem ar nem climatizador (a grande maioria) o inverno é o seu amigo na hora de um treino pesado. O calor excessivo aumenta o cansaço e a sensação de desconforto, diminuindo a intensidade do treino.
  • Menos pessoas na academia: Os fracos e comuns são facilmente vencidos pela baixa temperatura. Mas você que é um guerreiro e não sucumbe por causa de um friozinho, irá se beneficiar de um treino melhor. Menos gente, mais aparelhos disponíveis.
  • Mais calorias: Nessa estação geralmente comemos mais. E como não há perspectiva de sair por aí mostrando os gomos a 10 graus, coma sem culpa. Não quero dizer exageros, mas algumas calorias a mais são necessárias ao aumento da massa muscular.
  • Aumente as cargas: Sem peso, sem músculo. Aproveite que está comendo um pouco mais e faça valer essas calorias.

Quando a primavera chegar, mudam os objetivos. Essas são as fases clássicas de um treinamento. Durante um tempo há um aumento de massa (e consequentemente de gordura) e na sequência nos dedicamos a diminuir as banhas sem perder a massa conquistada. É muito mais lógico engordar enquanto estamos encapotados de roupa. A hora de ganhar peso (com alguma qualidade, por favor) é agora!

O clube dos monstros em off-season. Veja que eles está mais roliços mas com alguma qualidade. O off-season de nós mortais é agora no frio.

O clube dos monstros em off-season. Veja que eles estão mais roliços mas com alguma qualidade. O off-season para nós mortais é agora no frio.

Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

2 Responses to Ganhe massa no inverno

  1. rafaelmeijer disse:

    Olá Leandro, acho muito interessante esse assunto de treinos e dietas no inverno.
    Eu vejo que tem muito conteúdo apontando que no inverno comemos mais porem precisamos de mais calorias para aquecer o corpo então acabamos gastando mais energia.

    Apesar de seu post estar aconselhando um bulking no inverno a minha duvida é se vale apena o cutting no inverno?

    Na minha lógica é que se vamos queimar calorias vamos emagrecer mais rápido e sera que o catabolismo é diferente no inverno e no verão?

    • Leandro Osti disse:

      Catabolismo é catabolismo, não importa a estação. O corpo gasta mesmo calorias para se aquecer, porém no inverno nós nos movimentamos menos e temos a tendência de comer mais. Particularmente prefiro essa estação para ganhar peso pois é pouco útil passar o inverno seco e o verão retido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: