Pergunta sobre o treino de ombro

O camarada Deco fez a seguinte pergunta:

Leandro,

Toda vez que eu treino peito (Supino Reto), meu treino é limitado por dores no ombro (sofri uma lesão quando fazia artes marciais e sinto que nunca mais ele foi o mesmo). Mas as dores que sinto não são dores da lesão, mas por (talvez) ser um peso excessivo para a região anterior do ombro.

Bem, meu treino para ombro é feito com 3 exercícios: um para região anterior, um para lateral, e um para posterior. O que para alguns já é muito, pois defendem que para ombro deveriam ser apenas 2 exercícios.

As minhas dúvidas são as seguintes:

1 – Apenas um exercício para a região anterior é suficiente para hipertrofia?

2 – Poderia adicionar mais um exercício para região anterior? para reforçá-la e me ajudar no supino?

3 – Quatro exercícios ficariam em excesso para o ombro?

Obrigado pela ajuda! Abraço!

R: Sinceramente não acho que existe isso de que 2 exercícios está bom. Tudo depende da intensidade e do dia, pode ser bom em um dia e em outro não. Um exemplo interessante é o meu cunhado, Nuno. Ele faz uns 5 ou 6 exercícios pra ombro, tudo com 4 séries. Um dia resolvi encarar o treino com ele e fiquei cerca de um mês com o ombro meio descolado da articulação kkkk. Eu acho extremamente exagerado mas, para ele funciona. O cara tem o deltóide do tamanho de um capacete, bem maior que muito bodybuilder que eu ja vi, um monstro. Mas isso é uma exceção à regra.

O seu ombro talvez melhore com exercícios terapêuticos que um fisioterapeuta pode te ensinar. Uma parcela grande de pessoas se beneficia muito do fortalecimento do manguito rotador, e outras de outros tipos de fortalecimento. Um fisio poderá te ajudar nisso.

Se você já faz um exercício específico para a parte anterior, experimente fazer mais um durante algumas semanas e avalie se houve melhora ou se só desperdiçou energia. Minha opinião nesse sentido é que provavelmente vai hipertrofiar mais sim. Porém não tenho como lhe dizer se isso vai te ajudar nas dores e consequentemente no supino. Como disse, consulte um fisio.

Quatro exercícios de ombro não é nada exagerado. Porém, como se trata de um músculo pequeno e de uma articulação sensível e importantíssima, recomendo menos carga e mais repetições, técnica perfeita de execução e intervalos de recuperação entre um treino e outro bem generosos. Como você já tem experiência em lesões de ombro, tenho certeza absoluta que não quer mais passar por isso. Tenha muita cautela e não sacrifique sua articulação à toa.

Bons treinos.

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Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

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