Usar adoçante em vez de açúcar adianta alguma coisa?

O adoçante foi criado com o excelente propósito de adoçar a nossa vida sem calorias. Isso seria maravilhoso se funcionasse, mas infelizmente há mais contras do que prós nesse caso. Abaixo resumi um artigo do Gease que fala de uma forma bastante completa sobre o assunto.

Ado?te

Existem estudos que mostram que o uso de adoçantes induz ganho de peso e redução da saciedade. No caso do uso do aspartame ou sacarina sódica, com o mesmo consumo calórico, pode-se ganhar mais peso do que se estivéssemos comendo açúcar. Em outro estudo, ratos expostos aos adoçantes ganharam peso mesmo sem alterar o consumo calórico. E o mais grave é que esse ganho de gordura que pode ocorrer pela exposição ao sabor doce pode continuar mesmo após a interrupção do consumo de adoçantes.

Aquilo que nós marombeiros buscamos é um equilíbrio da insulina em todos os momentos do dia (exceto na refeição pós treino). A insulina elevada aumenta os depósitos de gordura e isso é exatamente o que o adoçante faz. Mesmo sem calorias, o corpo sente o sabor doce e sinaliza para o pâncreas começar a trabalhar.

O aspartame é formado por fenilalanina e ácido aspártico (aminoácidos), além do metanol (álcool utilizado também na produção de combustíveis). Esses aminoácidos participam da regulação de alguns neurotransmissores. Há evidência de que consumo de aspartame pode causar dificuldade de concentração, insônia e outros distúrbios mentais.

Além disso, metabólitos do metanol como o formaldeído e a diketopiperazina, são neurotóxiocos e potencialmente cancerígenos. Sabe-se que o formaldeído é um dos fatores mais importantes na patogenia da enxaqueca. Há evidência de que o consumo de aspartame reduza escores de memória, o que parece estar associado ao estresse oxidativo (radicais livres) neuronal e redução da disponibilidade de glicose no cérebro.

O melhor a fazer continua sendo diminuir as quantidades de açúcar onde temos a opção de o fazer. Aos poucos colocamos uma colher de açúcar no café (em vez de 2 ou 3), depois meia e assim por diante. São muitas opções saborosas, engordativas e até cancerígenas. Escolha a sua saúde.

Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

10 Responses to Usar adoçante em vez de açúcar adianta alguma coisa?

  1. muito bom eu passei a tomar sem açúcar no começo o café fica muito ruim, depois fica somente amargo rsrsrsrs

  2. Joaquim disse:

    E a Sucralose?

  3. Martina disse:

    O melhor certamente seria diminui o consumo de açúcar e de adoçante. Digo, adaptar o paladar para que não seja necessário adoçar os alimentos. No entanto, se for o caso, há outros adoçantes disponíveis no mercado. E, industrialmente falando, o aspartame está caindo em desuso. Não só devido aos estudos que mostram os malefícios desse edulcorante como também por existir outros, como o neotame, que tem a molécula parecida com a do aspartame (difere-se basicamente pela presença de 3 carbonos a mais) e adoça 8000 vezes a mais que a sacarose, enquanto que o aspartame adoça 200 vezes mais, sendo utilizado em menor quantidade, fora o fato de que misturas de diferentes edulcorantes gera um sabor melhor e permite que não seja atingida a quantidade máxima de cada edulcorante permitida por lei. Na minha opinião, não é necessário ver os adoçantes de forma necessariamente negativa, basta ter bom senso ao diminuir consumo de doces dos alimentos que é possível reduzir e, ao comprar alguns alimentos, tais como o iogurte por exemplo, analisar demais ingredientes. Digo isso pois o dulçor será o mesmo, logo, o pico de insulina o mesmo, e em alimentos lights as vezes há a redução de gordura também, como no próprio iogurte. tornando o consumo do light, apesar de ter contido adoçantes, ser mais vantajoso.

  4. Fernando disse:

    Leandro, e no caso de Stevia ?

  5. marcia disse:

    stevia e sucralose sao d fontes naturais e recomendaveis desde que dentro das doses seguras diarias, consulte sempre um nutricionista antes de postar, att

  6. Olá, Leandro.

    Também sou educadora física e venho debatendo bastante essa questão do uso do adoçante, por isso resolver escrever.

    Não sei quem chegou à conclusão que o adoçante eleva a insulina, mas essa informação está completamente equivocada:

    “Mesmo a sucralose sendo originário da sacarose não prejudica o controle glicêmico de pacientes diabéticos, pois não estimula a secreção da insulina e não reduz a concentração plasmática de glicose. ( RODERO e. col., 2009)”

    Isso funciona também para outros adoçantes.

    Eu mesma fiz o teste de cortar completamente o açúcar, e apesar de já ser magra, acabei secando 3 kg de gordura que não voltaram mais. E utilizando tudo que é tipo de produto diet e light com bastante adoçante. Minha dieta tem carboidratos de baixo índice glicêmico, bastante proteína e gorduras “boas”. Mesmo assim, quando cortei o açúcar do “Dia do Lixo” senti uma enorme diferença no resultado final.

    É claro que temos que atentar para as doses de recomendação diária, e não abusar consumindo em excesso. Mas essa informação de que o adoçante “engorda” porque o organismo entende que é doce, ou que daria mais vontade de consumir é a maior besteira que já ouvi na vida. E não vi sequer UM argumento que afirmasse essa hipótese cientificamente (explicando o processo).

    • Leandro Osti disse:

      Uma das coisas mais legais do blog é ver que tem bastante gente realmente inteligente e estudiosa acompanhando. Muito obrigado pelo seu comentário Andréa. Se vir mais alguma bobagem escrita aí me avise por favor.

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