Frequência do treino de pernas

sabirila level hardLeandro, tava querendo dar uma atenção especial ao meu treino de pernas, que tão ficando bastante desproporcionais. Ouvi falar que seria bom treinar perna 3x na semana, mais acho que isso sobrecarregaria meus treinos e eu perderia intensidade. O que você recomenda?

R: Pelamordedeus! Treinar perna 3x por semana visando hipertrofia atrapalha mais do que ajuda. Não confunda quantidade com qualidade. Em musculação o mandamento “quanto mais melhor” não funciona. O que se ajusta mais à nossa  atividade é o “quanto melhor, melhor”.

Vamos à dica. Utilize o princípio da prioridade da seguinte maneira:

  1. Faça um treino brutalmente intenso
  2. Espere a recuperação completa (tem que parar de doer e esperar mais um ou 2 dias)
  3. Repita

Independente de ser um treino por semana ou dois, o que vai mandar na quantidade de treinos é a recuperação muscular. Prioridade (também) é isso, treinar o alvo sempre que ele estiver recuperado e não deixá-lo esperando até o dia “certo” chegar. Isso vai acelerar o desenvolvimento da sua perna em relação ao resto do corpo.

Algumas pessoas gostam de treinar os flexores de joelho em um dia, separadamente do quadríceps. É uma boa opção, mas não uma regra. E mais, se você treinou perna pesado e está caminhando normalmente sem nenhum desconforto nos dias subsequentes, provavelmente o treino não foi tão duro como deveria ter sido.

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Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

7 Responses to Frequência do treino de pernas

  1. alex says:

    treinar perna duas vezes na semana e dando dois dias de descanso entre um treino de pernas e outro seria uma boa opção isso se falando de um treino de pernas completo?

  2. Jorge says:

    Treinei perna quarta-feira, fiz agachamento, leg press, extensor, flexor e levantamento terra. Depois fiz panturrilha na smith. O quadrícipes parei de sentir só ontem, mas as dores na posterior da coxa continuam fortes ainda, será que é normal?

  3. Quando faço treino de pernas elas ficam doendo por 4/5 dias +/-, posso treinar elas mesmo doendo ? dando 72h de descanso?

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