Pergunta sobre o HIIT e o ganho de massa

Boa tarde.
Excelente seu blog.
Tenho uma dúvida sobre o HIIT. Ele é um treino de alta intensidade para queima de gordura, e sendo realizado com cargas pode se manter a massa magra e até aumentar.
Seria indicado realizar o HIIT durante o bulking, visando diminuir a gordura e manter a massa magra?
Ou acabaria sendo prejudicial ao treino com pesos?
A minha idéia seria: Treino com pesos segunda, quarta e sexta. HIIT terças e quintas.
Obrigado pela ajuda, um abraço.

R: Leonardo, sua pergunta é complexa. Vamos esclarecer alguns pontos:

  1. O HIIT não é realizado com altas cargas (peso). Ele  é feito em alta intensidade, o que nesse caso que dizer potência e velocidade. Os mais tradicionais exercícios do HIIT são a corrida, pular corda e burpees. Tudo feito na velocidade da luz, durante tempos que variam de 20 segundos a um minuto. Por esse motivo dificilmente você irá ganhar alguma massa significativa.
  2. Se for possível ganhar massa sem ficar parecendo um hipopótamo, melhor. A utilização do HIIT no bulking seria algo como “acelera e freia” ao mesmo tempo. Não recomendo.
  3. Na fase de ganho de massa (bulking) procuramos não gastar calorias de forma desnecessária e nem comer mais do que o necessário. É mais vantajoso controlar as calorias e ter um bulking razoavelmente limpo do que comer exageradamente e tentar balancear com o HIIT.

Sua teoria tem lógica, mas na prática acho bem complicado. Você teria que monitorar o gasto e a ingestão calórica de forma bem cuidadosa. Para crescer, temos que dar uma sobra de calorias ao corpo, e isso inevitavelmente vai ser armazenado como banha. Utilizando essa técnica do “acelera e freia” talvez os ganhos sejam muito pequenos para o esforço feito.

Mas, essa é só uma opinião. Não custa tentar.

Para quem não entendeu nada, neste link estão alguns de nossos artigo relacionados com o HIIT

Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

3 Responses to Pergunta sobre o HIIT e o ganho de massa

  1. flaviano morais disse:

    Leandro ja estou testando o treino HIIT, show de bola. quase morri mas blz…hehehe. posso intercalar durante o dia um treino com carga e o HIIT??? manhã treinar musculação normal com treinos intervalados e a noite treinar o HIIT? vlw cara, abraço.

    • Leandro Osti disse:

      Pode fazer isso sim, porém se o objetivo for ganho de massa muscular não rola. É melhor treinar só uma vez por dia para diminuir o estresse físico. Se o objetivo for diminuir, vai fundo e boa sorte!

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