Proteína barata!!

Num mundo onde vemos a ganância de muitas marcas de suplementos alimentares que vendem carboidratos onde deveria haver proteínas, cientistas estão procurando novas alternativas para a suplementação proteica.

Na verdade não é proteína barata, é proteína “de” barata, “de” grilo e outros insetos..

proteína de insetos

Os insetos alimentam muitas culturas no planeta. Nós, ocidentais enjoadinhos é que não incluímos essas iguarias no cardápio. Mas isso pode estar prestes a mudar. Ou não..

Nós humanos comemos cerca de 1900 tipos de insetos pelo mundo. No ocidente essa prática não é muito comum em alguns países e o nosso é um deles. Barata aqui é fonte inesgotável de pavor feminino e muito provavelmente essa moda não iria pegar. Os insetos podem se alimentar de vegetais que nós não comemos, e esse é um dos fatores que torna muito mais barato produzir insetos do que frango, por exemplo. Mas, qual é a qualidade da proteína fornecida por grilos? Vale a pena?

Cientistas holandeses pesquisaram a qualidade da proteína de diferentes insetos e descobriram interessantes dados. Em termos de eficiência, a proteína de pequenos besouros pretos e de grilos adultos chegaram a 20% de concentração, contra 18% da carne e 22% do frango. Já o valor biológico dos besouros testados foi o melhor entre os insetos, se igualando ao valor da soja, porém menor do que o da caseína (leite).

Nos EUA existe a Chapul, uma fábrica de barras de proteína de grilo. Abaixo um vídeo dessa inovação:

E um site interessante (em inglês) falando sobre essa iguaria culinária AQUI

VOCÊ INCLUIRIA ISTO NA SUA DIETA?

Referência AQUI

 

 

 

Anúncios

Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

5 Responses to Proteína barata!!

  1. Anônimo says:

    Eres oloco man proteína de Grilo, mas incluiria sim.

  2. Diego de Amorim says:

    cursos de sobrevivência na selva geralmente ensinam quais tipos de inseto você pode comer na mata . são uma ótima fonte de nutrientes. lembrem dos chineses que comem até mesmo escopiões em espetinhos. a prática de comer insetos é mais antiga do que imaginamos. nós ocidentais é que somos nojentinhos. mas , enfim, eu não comeria. rs

  3. Guilherme says:

    Lembro do Timão e Pumba que comem insetos e falam que é suculento e rico em proteínas!!

    Claro que tomaria!!!

  4. Anônimo says:

    Já comi coisa pior

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: