Hiperplasia?

O leitor Vítor questionou sobre a minha posição sobre este tema.  Vamos relembrar a galera sobre o assunto.

Hipertrofia é o aumento do tamanho da fibra muscular.

Hiperplasia é o aumento do número de fibras musculares que compõem o músculo.

Dito isso, muita gente ainda acredita que a hiperplasia não existe. Sei que ela já foi documentada em animais, mas estou desatualizado quanto aos humanos. Acho até um assunto meio batido e se alguém quiser me enviar um artigo pra eu me atualizar eu resumo e posto aqui. Quanto à minha posição, existe sim e é estimulada por exercícios resistidos. Ou alguém aí acredita que um cara como o Ronnie Coleman apenas hipertrofiou suas células musculares? É muita hipertrofia pra pouca fibra, não acham?

Alguns treinadores também se referem aos powerlifters como exemplo. Fazendo poucas repetições visando a força, a hipertrofia é menor. Porém esses indivíduos muitas vezes apresentam físicos grandes e sólidos como rochas. Será que aquela força toda vem apenas do potencial de ativação neuromuscular? Acho improvável. Hiperplasia sim!

Sobre Leandro Osti
Licenciado em Educação Física pela UEL Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL) Atua nas áreas de consultoria de gestão e marketing para academias, treinamento de professores para academias, treinamento personalizado e blogueiro Contato: acido.latico@yahoo.com

2 Responses to Hiperplasia?

  1. vitor disse:

    obrigado pela resposta. Sou muito seu fã, desejo tudo de bom.
    abraço.

Deixe um comentário

